O pino da correia soltou! E agora?

Diariamente, vejo muitos músicos ficarem desesperados por conta de algo muito simples mas extremamente importante; o que fazer quando o pino da correia afrouxar ou soltar? Assim como qualquer rosca, com o uso frequente tendem a sofrer desgastes. No caso dos instrumentos, a correia é fixada por dois pinos parafusados no corpo do instrumento. Quando tocamos em pé esses pinos tendem a sofrer grande tensão, e com o movimento da correia de “vai e volta”, acaba afrouxando os parafuso, além disso o pino instalado na parte de baixo do instrumento sofre uma pressão extra, muitas pessoas guardam os instrumentos “em pé” encostados na parede sem os suportes, fazendo com que o pino fique em contato com o chão, mesmo o instrumento estando na bag, é ele que irá suportar todo o peso do instrumento.  Os primeiros apertos geralmente resolvem, mas com o passar do tempo toda a madeira da região onde o pino está parafusado é comprimida e perde toda a resistência necessária para fixar o parafuso. Mas não se preocupe, nesse post vou mostrar a solução. Trabalhar com madeira é um procedimento mais simples que comparado a trabalhar com metal. Vou mostrar primeiro a forma profissional, é como fazemos na oficina, onde trabalhamos com uma madeira mais apropriada para tal procedimento e a segunda forma é a caseira que pode salvar você antes de uma apresentação ou ensaio. 

Você irá precisar de superbond, estilete, fita crepe (papel), martelo e filete de madeira ou alguma sobra e uma broca fina de 1,5 mm. No nosso caso trabalhamos com o mogno, que é uma madeira muito difícil de achar e de comprar, geralmente vendem em locais especializados em madeiras de demolição.  



Primeiro - Analisar o tamanho do furo que iremos preencher e proteger o local com a fita crepe (papel).



Segundo - Com o estilete iremos fazer com que a madeira fique na dimensão do buraco, cuidado para não deixá-la fina demais, pois o nosso objetivo é preencher completamente o local, sempre deixo a ponta um pouco mais fina para facilitar a instalação. Você irá perceber que mesmo tentando calcular exatamente o buraco sempre terá frestas, não precisa refazer, iremos preencher as frestas com mais madeira e cola (cuidado com a quantidade).




Terceiro - Iremos passar o superbond no filete de madeira. Já vi casos em que usaram cola de madeira, contudo prefiro o superbond mas tome muito cuidado com ele, use na medida, pois mesmo com a proteção, ele pode estragar sua pintura. Caso acidentalmente vaze superbond do buraco excessivamente, não se desespere, utilize um cotonete, que ao encostá-lo na cola, o algodão irá sugar a quantidade sobressalente . 

Quarto - Mirar o filete no buraco e dar batidas com o martelo (metal ou borracha), CUIDADO com a força, bata até que ele chegue no final do buraco. 

Quinto -  Espere a cola agir, provavelmente irá sobrar muita madeira para fora do buraco, nós NUNCA quebramos esse filete com a mão, pois precisamos de um corte regular para utilizar bronca e por conta das fibras da madeira sempre que quebramos madeira a superfície nunca ficará uniforme, então iremos utilizar o estilete mais uma vez, fazendo aos poucos o corte e com muito cuidado.

OBS: Não utilizamos serrinhas, pois como os dentes da serra ultrapassam o limite, pode “beliscar” a pintura. 






Sexto - Usaremos uma broca fina para abrir o buraco novamente, de 1,5 mm. Muitas pessoas preferem usar o parafuso atarraxante, mas tome cuidado, já tivemos que atender clientes que acabaram instalando o parafuso torto. E fique atento ao tanto de broca que irá penetrar na madeira, uma dica é sempre comparar com o tamanho do parafuso. 



Sétimo - Retirar a proteção e parafusar o pino. Se você usa parafusadeira elétrica, ao final é interessante um aperto com a chave de mão. 



Na maneira caseira, você poderá utilizar “buchas” de madeira, igual as que usam em móveis para sustentar laterais ou outras partes internas, e também o bom e velho fósforo, então basta fazer todo o procedimento acima. Parece uma gambiarra, mas não, é uma madeira de qualidade inferior para aguentar por longos períodos, mas já me salvou muitas vezes na estrada, pois em muitos lugares é difícil ter acesso a madeira de ótima qualidade e já presenciei casos em que durou mais de 6 meses sem aperto. Lembre-se sempre de preencher bem o buraco, utilizar bem o superbond e fazer um bom furo.

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